A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA JURÍDICA PARA O INFLUENCIADOR DIGITAL – PARTE 1⠀
⠀
⠀
Em tempos onde a internet se tornou algo de grande importância para consumidores, não podemos negar que atualmente as redes sociais são ferramentas indispensáveis para a comunicação, entretenimento, estudos e até mesmo o trabalho.⠀
⠀
Neste meio, os influenciadores digitais se colocam como protagonistas, alavancando estratégias relacionadas ao marketing digital, que tem se demonstrado mais eficaz se comparado ao uso mídias tradicionais.⠀
⠀
O marketing feito através de redes sociais por influenciadores digitais tem se tornado um marketing de extrema importância e muito poderoso para converter consumidores e incentivar a compra de produtos.⠀
⠀
⠀
Pensando nisso, a ABRADI (Associação Brasileira de Agências Digitais), lançou em 2017 o seu Código de Conduta para a Contratação de Influenciadores, no qual recomenda: “(…) manter como prática permanente o cumprimento da legislação na contratação de influenciadores para campanhas publicitárias digitais, mediante contrato específico, conferindo profissionalismo e legitimidade aos acordos. Tratativas verbais, troca de e-mails e/ou de mensagens instantâneas podem NÃO ser considerados caso ocorra um eventual conflito jurídico”.⠀
⠀
⠀
De fato, até mesmo em uma análise superficial do tema, pode-se notar que a maioria das contratações realizadas com influenciadores, são firmadas mediante e-mails ou até mesmo do aplicativo de mensagens WhatsApp e, ainda que haja a intermediação de uma plataforma de agenciamento, em sua maioria as contratações não são submetidas à uma análise jurídica e, em alguns casos, nem mesmo há a formalização de um instrumento adequado para resguardar os direitos e obrigações das partes.⠀
⠀
⠀
Contrato?! Sim! E não para por aí!⠀
⠀
⠀
Fique ligado e não esqueça de nos seguir!⠀
- raphael@garzesiaraujo.adv.br
- (11) 98339-0200
- Seg - Sex 09:00-17:00