A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA JURÍDICA PARA O INFLUENCIADOR DIGITAL – PARTE 1⠀

 

A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA JURÍDICA PARA O INFLUENCIADOR DIGITAL – PARTE 1⠀


Em tempos onde a internet se tornou algo de grande importância para consumidores, não podemos negar que atualmente as redes sociais são ferramentas indispensáveis para a comunicação, entretenimento, estudos e até mesmo o trabalho.⠀

Neste meio, os influenciadores digitais se colocam como protagonistas, alavancando estratégias relacionadas ao marketing digital, que tem se demonstrado mais eficaz se comparado ao uso mídias tradicionais.⠀

O marketing feito através de redes sociais por influenciadores digitais tem se tornado um marketing de extrema importância e muito poderoso para converter consumidores e incentivar a compra de produtos.⠀


Pensando nisso, a ABRADI (Associação Brasileira de Agências Digitais), lançou em 2017 o seu Código de Conduta para a Contratação de Influenciadores, no qual recomenda: “(…) manter como prática permanente o cumprimento da legislação na contratação de influenciadores para campanhas publicitárias digitais, mediante contrato específico, conferindo profissionalismo e legitimidade aos acordos. Tratativas verbais, troca de e-mails e/ou de mensagens instantâneas podem NÃO ser considerados caso ocorra um eventual conflito jurídico”.⠀


De fato, até mesmo em uma análise superficial do tema, pode-se notar que a maioria das contratações realizadas com influenciadores, são firmadas mediante e-mails ou até mesmo do aplicativo de mensagens WhatsApp e, ainda que haja a intermediação de uma plataforma de agenciamento, em sua maioria as contratações não são submetidas à uma análise jurídica e, em alguns casos, nem mesmo há a formalização de um instrumento adequado para resguardar os direitos e obrigações das partes.⠀


Contrato?! Sim! E não para por aí!⠀


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